Secretaria de Vivência nos CampiVigilânciaPrefeitura? Segurança?

Muitos nomes diferentes são utilizados ao sermos mencionados por pessoas que circulam nos campi da Unicamp. Porque será tanta confusão?

SECRETARIA DE VIVÊNCIA NOS CAMPI — SVC/UNICAMP

O principal motivo é que o nome e estrutura da SECRETARIA DE VIVÊNCIA NOS CAMPI é muito recente comparado aos 37 anos em que o serviço de vigilância esteve organizacionalmente junto a Prefeitura da Cidade Universitária.

Em agosto de 2017 o reitor Prof. Dr. Marcelo Knobel decidiu ampliar e aprimorar a atuação dos profissionais de segurança junto a comunidade universitária. Assim se instituiu a SECRETARIA DE VIVÊNCIA NOS CAMPI de Barão Geraldo, Limeira e Piracicaba, integrando:

1. Estrutura administrativa moderna e interdisciplinar
  2. Atividades da vigilância
  3. Monitoramento eletrônico
Composição da Secretaria de Vivência nos Campi SVC/UNICAMP

No vídeo institucional abaixo o Prof. Marcelo reforça a importância da SECRETARIA DE VIVÊNCIA NOS CAMPI ressaltando:

“Criamos a Secretaria de Vivência para que a partir dela se crie a discussão sobre o que é a VIVÊNCIA na Unicamp. De que maneira podemos ter os campi cada vez melhores, cada vez mais vivos, do ponto de vista da comunidade que aqui circula, que aqui trabalha, que aqui aproveita e que traz realmente a força da Universidade Pública”.

Prof. Dr. Marcelo Knobel — Reitor da UNICAMP (nov, 2018)

Vídeo Institucional SVC transmitido no I Simpósio de Vivência Universitária (nov/2018)

E agora? Deu pra entender um pouco melhor?

Aproveite e conheça um pouco mais da nossa Secretaria:

MISSÃO

Promover um ambiente agradável, seguro e de convívio nos campi da universidade por intermédio de ações preventivas e colaborativas visando a incolumidade das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente.

VISÃO

Ser reconhecida pela comunidade interna como coordenadora de projetos e ações transversais de integração e organização da vivência e segurança preventiva em espaços universitários.

SEGURANÇA PREVENTIVA

A SVC tem por objetivo construir um novo modelo de segurança preventiva em contexto universitário. Como em outras áreas de atuação, também nesta atividade, a UNICAMP pretende fazer a diferença. A equipe da SVC visa inovar e ampliar as boas práticas na área da promoção de relações entre pessoas e proteção do patrimônio universitário. Para lidar com vivência e segurança universitária estamos combinando saberes da administração pública direcionada para a universidade e saberes acadêmicos e conceituais nessa área interdisciplinar.