A Secretaria de Vivência nos Campi da Unicamp promove o I Simpósio sobre Vivência Universitária.

Durante o dia serão debatidos modelos de gestão e boas práticas de segurança universitária no Brasil.

Reunimos profissionais da área da segurança, especialistas acadêmicos e convidamos a sociedade a debater estes assuntos, de modo a ampliar o debate, troca de saberes e práticas em curso.

As universidades devem refletir as sociedades onde se inserem e assumir um papel positivo e ativo nas relações plurais de convivência.

A segurança universitária é parte integrante desse caminho.

MANHÃ

8:30   Recepção e inscrição

   

9:00   Abertura

Prof. Dr. Roberto Paes - Diretor Executivo de Administração

Rute Siqueira Alves - Coordenadora da Secretaria de Vivência nos Campi

Prof. Dr. Susana Durão - Coordenadora do Simpósio de Vivência Universitária


09:40   Coffee break

   

10:00   Mesa 1 - Desafios e dilemas: Convivência e Segurança Universitária

Segurança Universitária Federal: O modelo UFPE

Armando Nascimento - UFPE/Superintendente de Segurança

Segurança numa Cultura de Paz e Convivência

Carolina Ricardo - Instituto Sou da Paz

Visões globais e brasileiras sobre a segurança pública e privada

Ronaldo Elias Pena - GETS Brasil/Consultor

Polícia Militar e a Corresponsabilidade em Segurança Pública

Major Augusto Leão

Debate Final

Moderação: Josué Correa Paes - GETS / ABESE Associação Brasileira de Segurança Eletrônica

12:00 Almoço


TARDE

14:00

Prof. Dr. Marcelo Knobel - Reitor UNICAMP

14:15   Os impasses dos direitos humanos face à cultura de paz

Profa. Dra. Neri Barros de Almeida - Coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da Unicamp


14:45   Coffee break


15:00   Mesa 2 - Experiências de segurança universitária em debate

Segurança Universitária "Case UFSC"

Leandro Luiz de Oliveira - UFSC/Secretário de segurança institucional

Projetos de Segurança Universitária: experiências e desafios

Cleber da Silva Lopes - Universidade Estadual de Londrina/LEGS

O caso da guarda e vigilância universitária em São Paulo

José Visintin - USP/Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária

Por um modelo de vivência universitária: elementos e debates

Rute Siqueira Alves - UNICAMP/Secretaria de Vivência

Debate Final

Moderação: Susana Durão - UNICAMP/IFCH

Armando Nascimento

Superintendente de Segurança Institucional da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Mestre em Planejamento e Gestão Pública, Especialista em Estratégia, Especialista em Recursos Humanos, Pesquisador NICC/UFPE, Pesquisador GETS Brasil, Auditor de Riscos Corporativo e Superintendente de Segurança Institucional da UFPE.


Augusto Leão

Comandante Interino do 8º Batalhão da Polícia Militar do Interior

Major da Polícia Militar com 26 anos na PM. Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, Mestrado em Ciências Policiais de Segurança de Ordem Pública e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança em Ordem Pública, todos pela Policia Militar do Estado de são Paulo; Pós-graduação em Segurança Pública e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Bacharel em Direito pela Universidade Paulista, Piloto privado e comercial de avião e helicópteros; Cursos na área de gestão pública financeira, atuação operacional como Comandante de policiamento, Comandante do policiamento em Barão Geraldo, e atualmente Comandante Interino do 8º Batalhão de Polícia Militar do Interior.


Carolina de Mattos Ricardo

Assessora Sênior do Instituto Sou da Paz

Mestre em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi assessora de projetos no Instituto São Paulo Contra a Violência, consultora do Banco Mundial e do BID em temas de segurança pública e prevenção da violência. Fellow no programa Draper Hills Summer Fellows (2018) oferecido pelo Center on Development, Democracy and the Rule of Law da Universidade de Stanford, CA.


Cleber da Silva Lopes

Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professor Adjunto de Ciência Política do Depto de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012) e mestre em Ciência Política pela Universidade de Campinas (2007). É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UEL e membro do Corpo Editorial de Mediações - Revista de Ciências Sociais. Coordena a AT Segurança Pública e Democracia da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e o Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS) da UEL. Seus principais temas de interesse são criminalidade urbana, segurança pública e segurança privada, que vêm sendo pesquisados de forma multidisciplinar a partir de contribuições das áreas de criminologia, sociologia, ciência política e políticas públicas.


José Antônio Visintin

Superintendente de Prevenção e Proteção Universitária da Universidade São Paulo - USP

Atualmente é Superintendente de Prevenção e Proteção Universitária na Universidade de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP). Doutor pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (1985) e possui Pós-Doutorado pela Escola Superior de Veterinária de Hannover (1991) e Universita degli Studi di Napoli (1995).


Josué Correa Paes

Diretor de relações comunitárias da Associação Brasileiro de Profissionais de Segurança – ABSEG

Possui bacharel em direito, graduado em Redação e Legislação Normativa e possui Pós-Graduação em Coach. Servidor da Superintendência de Segurança da Universidade de São Paulo preside o Conselho de Segurança Comunitária, compõe a GETS Brasil e o Conselho de Segurança Inteligente da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança - ABESE e é diretor de Relações Comunitárias da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança - ABSEG.


Leandro Luiz de Oliveira

Secretário de Segurança Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Secretário de Segurança Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua como Servidor Técnico Administrativo desde 1994. Bacharel em Direito, possui especialização em Desenvolvimento Gerencial e é Mestre em Administração Universitária pela UFSC.


Neri Barros de Almeida

Professora da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora titular do Departamento de História do IFCH e Coordenadora do Pacto Universitário pela Valorização do Respeito à Diversidade, Cultura de Paz e Diretos Humanos da Unicamp.


Ronaldo Elias Pena

Diretor Executivo Sindicato das Empresas de Segurança Privada – SESVESP

Professor, Consultor, Autor e Conferencista, MSC Comunicação, formado nos MBAs Marketing de Serviços & Gestão de Políticas Públicas pela USP, especialização pelo Blue Ocean Institute no INSEAD da França; Negociação e Crise pelo FBI-USA; Project Manager pela Robinson Schools da Richimond University. Diretor de Operações da Universidade de São Paulo e Assessor do CRUESP em Brasília; Presidente do GETS Brasil com a Escola Politécnica; Recebedor da Láurea “Spencer Vampré” da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Autor e coordenador do livro: “Diretos Humanos, Segurança Pública e Comunicação”. Diretor Executivo do SESVESP.


Rute Siqueira

Secretaria de Vivência nos Campi - UNICAMP

Coordena a Secretaria de Vivência nos Campi da Unicamp, é bacharel em administração e especialista em gestão pública. É administradora desde 2003, atuou na área de gestão em diversos setores da Universidade. É representante da Universidade nos Conselhos de Segurança de Barão Geraldo e da Cidade de Campinas.


Susana Durão

Professora da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora de Antropologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH/UNICAMP. É bolsista produtividade CNPQ. Com Doutorado em Antropologia das Sociedades Complexas no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional). Pesquisadora Associada ao Centro de Estudos em Migrações Internacionais CEMI/UNICAMP e Pesquisadora Convidada no Núcleo de Estudos de Gênero (PAGU-UNICAMP). Foi pesquisadora contratada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e pesquisadora visitante no Institute for Advanced Study em Princeton, USA. O seu livro mais recente é: Polícia e Polícias em Portugal: Perspetivas Históricas (Lisboa, Editora Mundos Sociais, 2017).